domingo, 14 de abril de 2013

Sensibilização é prioridade para 2013

Impulsionado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), o Comitê Regional de Bento Gonçalves do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) planeja um 2013 marcado por um trabalho de sensibilização junto ao empresariado regional. A proposta é desmistificar a visão atual levando informação às organizações, especialmente, às lideranças com poder de decisão, para que o movimento atue com mais força e efetividade na promoção da competitividade dos produtos e serviços das empresas locais e de oito municípios vizinhos que integram o comitê. Os trabalhos estão em fase de estruturação e prevêem encontros com o empresariado nas associações comerciais regionais.
Nos meses de fevereiro e março, o comitê atuará no planejamento dos cursos e treinamentos do PGQP, base de todo processo de avaliação. A intenção é desenvolver as qualificações em Bento Gonçalves, facilitando o acesso dos participantes. Ao aproximar as empresas deste modelo de gestão o PGQP está, além de capacitar as equipes, atuando na disseminação do conhecimento e, com isso, ajudando na melhoria e no fortalecimento da gestão sustentável. Entre as principais ações destaque para os eventos de sensibilização para adesão ao programa, sistemas de avaliação, Prêmio Qualidade RS, treinamento de avaliadores e examinadores e de capacitação em gestão pela qualidade, workshops, reunião estadual da qualidade, além do Congresso Internacional da Qualidade.
Atualmente, mais de 200 organizações regionais integram o programa. Este número vem crescendo com uma média anual de adesões entre 4% e 7%. As empresas podem aderir ao programa diretamente no Portal do PGQP (www.mbc.org.br/mbc/pgqp/) ou por consulta e orientação do Comitê Regional da Qualidade Bento Gonçalves.
O Comitê Regional de Bento Gonçalves foi o primeiro Comitê do PGQP, instalado ainda em 1994. Seu exercício tem contribuído significativamente para as organizações oferecendo grandes oportunidades de crescimento. Ao aderir ao PGQP, as empresas e suas equipes dão o pontapé inicial para a introdução dos conhecimentos e capacitação, de forma a buscar a evolução da gestão, dirigindo-se a níveis de excelência. Quem se insere neste processo é afetado com a evolução dos níveis de competitividade e melhoria da qualidade de vida. O CIC/BG é o braço do PGQP na cidade e região, garantindo que as informações continuem sendo amplamente divulgadas e que mais organizações participem do processo.
A presença do PGQP deve ser reconhecida, ainda, como uma grande oportunidade de acesso à tecnologia de gestão consagrada em nível mundial, de baixo custo, permanentemente atualizada e aplicada pelas organizações que apresentam resultados superiores daquelas que não adotam sistemas de gestão pela qualidade em suas práticas. O movimento, existente há 20 anos no estado, atua na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tanto no setor público, quanto no privado, além do voluntariado. A atividade busca a excelência em gestão, com foco na sustentabilidade. Nessas duas décadas, o PGQP ultrapassou a marca de 9,7 mil organizações com adesão ao programa, e 1,3 milhão de pessoas envolvidas no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário