quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sistema de Avaliação da Gestão - SAG 2013




EtapasDetalhes da Etapa
Passo 1InscriçãoA organização inscreve-se no SAG, através do site www.portalqualidade.com/pgqp, informando os seus dados, a sua opção pelo Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência, pela auto-avaliação com ou sem avaliação externa e indica os seus avaliadores. Durante a inscrição a organização pode optar pela pré-inscrição para o ciclo de 2014.
Passo 2CapacitaçãoA organização deve capacitar colaboradores para serem treinados e formar uma massa crítica que auxiliará a equipe interna na elaboração da autoavaliação. Devem ser indicadas pessoas que tenham interesse e disponibilidade para atuarem como avaliadores externos.
As organizações participantes do SAG devem proporcionar às pessoas da Força de Trabalho a capacitação de avaliadores.

Os voluntários candidatos a Avaliador 2013 realizarão sua capacitação de acordo com sua experiência de avaliador e examinador no PGQP.
São três grupos com treinamentos diferentes, incluindo estudo à distância e presencial.
Maiores informações no link Capacitação .

Obs.: Para inscrição nos treinamentos presenciais é preciso ter cadastro no Portal Qualidade RS.
Passo 3AutoavaliaçãoÉ o momento em que a organização reflete sobre o seu sistema de gestão, sendo uma das principais etapas do SAG. É a oportunidade para elaborar o Plano de Ação do Sistema Gerencial (PASG) com base nas lacunas identificadas. A organização realiza a sua autoavaliação, através das orientações transmitidas nos treinamentos, e envia os dados à Secretaria Executiva do PGQP.
Passo 4Avaliação ExternaTem como objetivo monitorar e verificar a melhoria contínua das organizações, sendo assim o processo de realização da etapa da avaliação externa é o consenso das práticas de gestão, focando a evolução do sistema de gestão da organização.
Esta etapa é opcional, mas recomendada. 
Passo 5DiplomaO Diploma será disponibilizado para todas as organizações que participarem do SAG, desde que cumpra as etapas de participação. Para as organizações que fizerem somente a autoavaliação receberão um Diploma de Participação do ciclo, aquelas que participarem da avaliação externa, receberão um Diploma de Reconhecimento.

Participação no SAG somente com auto-avaliação

EtapasAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Inscrição da organização16a25
Treinamento de interpretação de critérios29a18
Treinamento de avaliadores29a18
Autoavaliação (sem avaliação externa)15a25
Reconhecimento1231

Participação no SAG - auto-avaliação com opção de avaliação externa

EtapasAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Inscrição da organização16a10
Treinamento de interpretação de critérios29a31
Treinamento de avaliadores29a31
Autoavaliação (com avaliação externa - opcional)15a10
Avaliação externa (visitas)2325
Reconhecimento1231

Nenhum comentário:

Postar um comentário